Introdução: A monitoria acadêmica desempenha um papel fundamental na formação dos estudantes de graduação, atuando como uma ponte entre o aprendizado da sala de aula e a prática do conhecimento adquirido durante as aulas da disciplina. Ao participar de programas de monitoria, como o da disciplina de Fisioterapia na Saúde da Mulher e do Homem, os discentes monitores têm a oportunidade de aprofundar conteúdos específicos dessa especialidade da fisioterapia, desenvolver habilidades pedagógicas, aprimorar a comunicação, criar estratégias de aprendizagem e fortalecer sua autonomia intelectual. Além disso, a participação nesses projetos pode despertar nos monitores o desejo de se tornarem docentes no futuro, seja desta disciplina ou de outras, uma vez que a experiência de contribuir na aprendizagem de outros alunos, de montar materiais para as aulas de monitoria e sanar as dúvidas dos demais estudantes é gratificante e enriquecedor para os monitores. Isso demonstra a importância desses projetos na caminhada acadêmica para a docência, pois é durante a graduação que se desenvolvem habilidades e competências de um futuro docente. Enquanto isso, para os estudantes que estão cursando a disciplina, a monitoria representa um momento de apoio acessível para sanar dúvidas e reforçar o conteúdo ministrado pelos professores, de forma lúdica, criativa e leve. Dessa forma, a monitoria se revela uma estratégia valiosa tanto no processo de ensino, quanto no de aprendizagem, enriquecendo a trajetória acadêmica dos monitores e demais alunos, ao preparar de forma mais eficiente os graduandos para a carreira profissional, principalmente na docência. Objetivo: Apresentar, por meio de relato de experiência, as vivências de monitores da disciplina de Fisioterapia na Saúde da Mulher e do Homem e sua influência no desejo do discente se tornar um futuro docente. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, o qual apresenta as vivências de três monitores no período de março a junho de 2025, durante as monitorias da disciplina de Fisioterapia na Saúde da Mulher e do Homem, sob supervisão da professora orientadora responsável pelo projeto. As monitorias acontecem presencialmente nos dias de sexta-feiras pela manhã, sendo 1 encontro por semana, abrangendo a turma da manhã, uma vez que a disciplina não foi ofertada no turno da noite. Durante as monitorias, todos os três monitores participam ativamente em conjunto, tanto ministrando as aulas, como construindo materiais didáticos, como mapas mentais, questionários e slides. Resultados parciais e Discussão: As monitorias da disciplina de Fisioterapia na Saúde da Mulher e do Homem ministradas até agora, garantiu aos discentes monitores a experiência de conduzir uma sala de aula em sua forma mais genuína possível, cabendo aos mesmos a elaboração e execução de materiais para as aulas, enquanto exploravam a dinamicidade em função da disciplina, afim de aplicar isso com os alunos da monitoria. Isso estimula, desde a graduação, as habilidades essenciais equiparadas às de quando se obtém o grau acadêmico de Mestre, como: oratória, competência para ministrar aulas, ludicidade, manualidade com ferramentas digitais, dentre outras. A vivência de estar de frente para uma turma, repassando conteúdos, sanando dúvidas e apresentando curiosidades acerca da disciplina e da especialidade de Fisioterapia na Saúde da Mulher e do Homem, influenciou os monitores a pensarem em seguir na área da docência, despertando o interesse em atuar como futuros docentes. Além disso, os discentes monitores também desenvolveram estratégias para não se chatearam com a possível não adesão de alguns alunos às monitorias, uma vez que isso é comum em todo o processo de ensino-aprendizagem, e prosseguiram oferecendo as aulas de monitoria, promovendo atividades que exigiam a participação ativa dos alunos. Essas atividades consistiam em modelo de sala de aula invertida: os alunos iam até o quadro para escreverem a resposta de determinada pergunta feita pelos monitores, ao final sendo construído, à mão, um grande mapa mental no quadro da sala. Isso dinamizou as aulas e despertou ainda mais o desejo dos discentes em se tornarem futuros docentes. Considerações finais: Projetos de monitoria acadêmica, como o programa de monitoria da disciplina de Fisioterapia na Saúde da Mulher e do Homem, se apresenta como uma estratégia que influencia os monitores a seguirem os passos dos professores e despertou o desejo de adentrarem na área da docência, uma vez que ministrar monitorias foi gratificante e enriquecedor.
A II Jornada Científica do PROMIC 2025 é uma iniciativa promovida pela Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) da Unifametro, com o objetivo de fomentar a divulgação e o acompanhamento do progresso dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC).
Este evento celebra a dedicação de alunos e professores na construção do conhecimento científico, proporcionando um espaço para o intercâmbio de ideias, a reflexão crítica e o incentivo à produção acadêmica de excelência. Por meio da apresentação de resultados parciais e finais das pesquisas, a Jornada busca não apenas estimular o aprendizado interdisciplinar e o pensamento inovador, mas também reforçar o compromisso da Unifametro com a formação integral de seus discentes.
Convidamos todos a explorar os anais deste evento, que representam um marco significativo na trajetória acadêmica e científica da instituição, evidenciando o papel transformador da pesquisa na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
Normas para Submissão de Resumos Simples
Os resumos a serem submetidos à II Jornada Científica do PROMIC 2025 devem ser elaborados e formatados de acordo com as seguintes diretrizes:
Título
Autores
Informações adicionais
Classificações
Corpo do Resumo
Palavras-chave
Referências
Essas normas visam padronizar os trabalhos apresentados, garantindo a qualidade e a organização dos anais da II Jornada Científica do PROMIC 2025.
Comissão Organizadora
Gabriella de Assis Wanderley
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail coopem@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.